1 – Prazer x Dor
É muito comum no ser humano a fuga da Dor em sentido ao Prazer. Isso que dizer basicamente que buscamos uma sensação do prazer da resolução de um determinado problema.
Esse Gatilho é muito usado em campanhas onde existe uma Dor forte e específica do público; a aplicação se faz colocando dentro da Copy a apresentação da solução associada ao Produto demonstrando assim a Transformação que o Produto causa.
Ex.: A campanha da empresa Quinto Andar demonstra muito claramente isso. Foi identificado que uma das maiores dores de cabeça de proprietários de imóveis é a inadimplência de seus inquilinos; então a campanha demonstra a imagem de proprietários muito tranquilos pois a empresa garante os recebimentos.
Ex.2: Nas campanhas da Polishop também fica muito claro quando se comparam dois produtos como por exemplo: uma frigideira onde o alimento gruda ao lado de outra onde ele “desliza” com facilidade.
2 – Autoridade
O ser humano tende a respeitar e acreditar em pessoas que ele julgue que sejam superiores hierarquicamente ou que sejam alguma autoridade / referência em determinado assunto.
Observe que é muito mais fácil convencer alguém mostrando os resultados de uma “personalidade” conhecida ou com a orientação/opinião/recomendação de um especialista no assunto
Na publicidade esse gatilho é muito utilizado com o Approach que chamamos de Testemunhal, onde uma personalidade (artista, esportista, especialista…) fala em nome do produto.
Ex.: “Conheça o Produto que fez… [determinada personalidade] conseguir o resultado tal” ou “o Dr. Tal recomenda/utiliza o nosso Produto”
3 – Escassez
Consiste em criar valor na cabeça de alguém a partir da limitação de um produto; despertando assim a sensação da perda e “por medo” de ficar sem o produto induzir o Avatar à compra.
Ele também funciona porque associamos no nosso inconsciente que quanto mais difícil uma coisa, mais valiosa ela é.
Já observou quando você entra em um determinado site e vê que a quantidade de um produto que você busca está baixa como você tem o impulso de comprar para não perder? É isso!
Obs.: Mas é muito importante que se gere uma escassez real, se houver uma manipulação desse tipo de informação e ela for percebida ele perde totalmente a efetividade e pode até tirar a credibilidade da Copy.
Esse é, sem dúvida alguma, um dos mais poderosos e usados Gatilhos.
Ex.: “Corra! Só existem mais 3 unidades no estoque!” ou “Restam apenas ‘X’ vagas para o curso tal”
4 – Urgência
Muito parecido com o da a Escassez, o Gatilho da Urgência tem como principal função despertar o impulso imediato da compra não pela limitação do produto, mas sim por sua limitação de prazo.
Obs.: Assim como o Gatilho da Escassez, o da Urgência também deve ser verdadeiro, sob pena da oferta cair em descrédito.
Ex.: “Promoção válida somente até às X horas” ou “Durante o dia tal”
5 – Prova Social
Nós humanos somos seres sociais, e por conta disso temos a necessidade de pertencer a grupos bem como somos influenciados diretamente por eles; em grande medida, tomamos decisões baseados no que as pessoas pensam e recomendam.
Além disso, as pessoas têm desconfiança sobre a qualidade dos Produtos que querem comprar, principalmente de forma on-line onde geralmente se tem pouca ou nenhum interação humana no processo de compra. Então é natural que se busquem racionalmente referência sobre a eficiência do produto.
E assim sendo, o Gatilho da Prova Social serve para isso: trabalhar tanto no emocional, despertando o sentimento de pertencimento, quanto no racional, justificando a compra pela qualidade do produto.
Ex.: com cunho social (emocional): “Conheça o curso que já formou mais de 3 mil profissionais para o mercado”
Ex.: com cunho de qualidade (racional): “Veja agora o resultado dos nossos alunos…” ou “Conheça aqui a opinião de quem já fez o nosso curso”
6 – Senso de Comunidade
Seguindo basicamente o mesmo princípio da Prova Social, onde temos a consciência da necessidade de coletividade do ser humano, Produtos que promovam a sensação de pertencimento a um grupo, de fazer parte de uma comunidade despertam muito mais interesse de quem compra.
A diferença básica com a Prova Social é que a apresentação da ideia não se dá em torno de uma prova de eficiência e sim em torno do sentimento da essência do próprio pertencimento a essa Comunidade.
Ex.: “Junte-se a milhares de pessoas que já mudaram sua vida profissional” ou “Vem pra Caixa você também, vem!” ou “#somostodosnu” Hashtag da campanha do Nubank construindo essa noção de grupo.
7 – Afinidade
É uma tendência natural do ser humano se identificar com outras pessoas que compartilham das mesmas dores e medos; esse Gatilho quando somado ao da Prova Social multiplica as possibilidades na hora da decisão de compra.
O princípio é: Se essa pessoa que tinha o mesmo problema que eu conseguiu resolver vai funcionar para mim também!
Ex: “Antes de fazer o curso tal, eu também não via perspectivas para a minha carreira profissional…”
8 – Exclusividade
Esse é um gatilho que tem o intuito de explorar a soberba humana. Embora pareça um sentimento ruim, o fato é que todo mundo tem em alguma medida um lado mais esnobe.
Ter um acesso exclusivo a um Produto, lugar, informação, pessoa e etc. trás uma sensação de ser superior aos outros e isso sempre é muito tentador.
Sabe o mercado de luxo? Pois é, ele existe porque desperta em quem consome esses Produtos a sensação de ter o privilégio de possuir algo que poucos têm acesso.
Ex.: “Tenha nosso Cartão Black e mostre a todos quem você é!” ou “Adquira o acesso ao nosso Camarote VIP e faça parte de um seleto grupo de pessoas especiais”