kodru.com.br

Diferença entre
Publicidade / Propaganda
e o Marketing

Publicidade e Marketing Diferenças

Existe muita confusão com alguns termos usados na comunicação social; Publicidade, Propaganda, Design, Merchandising... e até mesmo o Marketing, que muitas vezes é usado como eufemismo para várias ações dentro dos processos de comunicação.

Em primeiro lugar, é importante conhecer os conceitos que norteiam a atividade publicitária; entender o que é, quem faz, quando, como e onde é o princípio do caminho.

Com esse artigo, começamos uma série sobre Publicidade e Propaganda e tudo que rodeia essa preciosa ferramenta de comunicação..

Conceito de Marketing

Marketing vem da palavra market, que pode ser traduzida como “mercado” ou “comercializar” (verbo to market). Adicionando o sufixo –ing, que pode ser usado para apresentar uma ação que está em andamento, chegamos ao significado “ação de comercializar agora”.

Mas como conceito principal, vamos usar aqui como principal referência a definição da American Marketing Association*:

“Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders.”

Existem outras definições; eu particularmente gosto muito da definição que diz que o Marketing é: O estudo, a identificação e a correção das necessidades mercadológicas.

Mas como esse livro não se dedica especificamente ao tema, podemos nos ater a definição da AMA*, considerada por muitos, a principal definição de Marketing.

A estrutura do Marketing:

As questões estratégicas do Marketing contemplam um esquema interdependente, porém dividido em quatro estágios de procedimentos, aos quais chamamos de Composto de Marketing ou Marketing Mix que é estruturado nos “4 P´s do Marketing”.  

São eles:

4 Ps do Marketing - Publicidade e Propaganda
4Ps do Marketing - Produto - Publicidade e Propaganda

Produto | O que?

Se refere ao produto ou serviço oferecido pela empresa. É nele que entram conceitos de qualidade, preferências, inovações, benefícios e satisfação do consumidor.
• Atributos e diferenciais;
• Peso, Cor, Tamanho;
• Embalagem;
• Serviços agregados e demais características.

4Ps do Marketing - Preço - Publicidade e Propaganda

Preço | Quanto?

Basicamente é o valor que o cliente final deve pagar pelo produto ou serviço.
• Preço no atacado;
• Preço no varejo;
• Preços promocionais;
• Formas de pagamento.

4Ps do Marketing - Praça - Publicidade e Propaganda

Praça | Onde?

É a forma como o produto será fornecido ao cliente.
• Distribuição e Logística;
• Localização;
• Demais fatores que fazem o produto chegar até o cliente.

E por último, o “P” onde se encontra a Publicidade.

4Ps do Marketing - Praça - Publicidade e Propaganda

Promoção | Como?

É a forma que a empresa se comunica com seu público. 
Publicidade e Propaganda;
• Assessoria de Imprensa;
• Imagem corporativa;
• Marketing Digital;
• Marketing Direto;
• Merchandising;
• Relações Públicas.

e todas as demais ferramentas para a promoção e a divulgação dos produtos/serviços de uma empresa.

Obs.: No caso do Marketing Digital funciona um pouco diferente, apesar de podermos atribuir a ideia de divulgação ao MD, ele não é somente isso, uma vez que nele também se integra várias ações mercadológicas e de tecnologia.

Importante: É preciso que se compreenda que a comunicação é parte integrante do processo de Marketing, ela não é o próprio processo em si. Não use o Marketing como um eufemismo.

Nas empresas mais estruturadas, as que têm um departamento ou profissionais de Marketing, elaboram o seu plano estratégico, definem sua necessidade de comunicação e, na maioria das vezes, entregam sua comunicação a uma Agência.

*A American Marketing Association é uma organização, composta por cerca de 38.000 membros, é respeitada e considerada referência na área e que existe há mais de sessenta anos.

Este Post é parte de uma série que mostra as diferenças entre as Ferramentas de Comunicação que é parte integrante do Livro Publicidade para Empresários do publicitário Anttonio Blanco.

seta2 | Diferença entre Publicidade e Marketing

Compartilhe esse conteúdo!

seta3 | Diferença entre Publicidade e Marketing

Veja também

Kodru

Compartilhe

Associado a:

© Todos os direitos reservados KoDru 2019

Copyright © 2024 Todos os direitos reservados | KoDru Escola on-line de Marketing e Negócios

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Suporte