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Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar.

Parte 2/2

Gatilhos Mentais o que sao parte 2 | Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 2/2

Essa é a segunda parte do artigo sobre Gatilhos Mentais. Clique aqui caso não tenha visto o anterior

17 Tipos de Gatilhos Mentais. Conceitos e Exemplos.
Parte 2

Parte 2

9 – Reciprocidade
10 – Compromisso e Coerência
11 – Razão
12 – Especificidade
13 – Antecipação
14 – Comparação
15 – Novidade
16 – Ganância

9 – Reciprocidade
Sempre que se faz um favor a alguém a tendência natural de quem o recebe é de retribuir, certo? Isso acontece porque uma atitude como essa gera empatia e gratidão desarmando psicologicamente quem recebe.

Esse Gatilho é muito utilizado em Copys aplicadas às estratégias de Imbound Marketing, entregando uma “brinde” em troca de dados pessoais para geração de leads ou ofertas diretas.

Ex.: Como por exemplo em uma página de captura onde é oferecido um material grátis e logo em seguida a pessoa é levada para uma oferta; nesse momento ela estará mais propensa a efetuar alguma ação em troca, como uma compra.

10 – Compromisso e Coerência
Esse é o Gatilho se apoia em um fenômeno emocional e psicológico de que quando tomamos uma determinada decisão. Pressões internas e também externas fazem que de forma coerente nos comprometamos com essa escolha.

É como se quando seu cérebro toma uma decisão, ele encara como uma coisa lógica a responsabilidade de cumpri-la.

Aqui você tem que usar uma argumentação que leve o seu cliente a tomar uma decisão de seguir um determinado caminho.

Ex.: Na sua Copy pode ter algo do tipo: “Se em ‘X’ dias nosso Produto fizer você conquistar… [tal propósito] você se compromete a fazer… [tal ação], ok?” [ou] “Se você se comprometer a fazer todas as lições e exercícios do nosso curso você conseguirá… [tal propósito].

11 – Razão
Mesmo que a maioria da pessoas se interessem emocionalmente na hora da compra, como dito na teoria do Cérebro Trino, temos que justificar racionalmente a compra do seu produto basicamente por intermédio do potencial ganho que o Avatar terá com determinado Produto.

Ele funciona como um mecanismo racional mostrando a solução que determinado Produto proporciona. Você pode trabalhar utilizando com informações lógicas, técnicas, estatísticas e etc.

Ex.: “Estudos do IBGE comprovam que quem tem o Curso Tal tem ‘X%’ de conseguir melhores empregos” ou “Especialistas provam que fazer atividades físicas diariamente melhora a sua saúde diminuindo a possibilidade de problemas cardíacos e aumenta a sua perspectiva de vida em ‘X’ anos”

12 – Especificidade
Muito utilizado para aumentar a credibilidade de um Produto esse Gatilho é muito poderoso para demonstrar de forma “mais bem explicada” um determinado conceito.

Quando você é específico, são ativadas na mente das pessoas a curiosidade, a confiança e a autoridade. O que faz com quem leia a mensagem acreditar mais facilmente que aquilo que está sendo dito é verdade.

Observe a comparação:

Ex.1: Foi feita uma pesquisa nos EUA onde mostrava que famílias que tinham animais de estimação eram mais harmoniosas.

Ex.2: “No ano de 1997, os cientistas sociais Robert James e Jhon Peter, da New York University fizeram um experimento social.

Criaram uma pesquisa antropológica que determinava qual o grau de importância na criação de Pets no âmbito familiar; foram usados no experimento famílias que tinham cachorros em suas residências.

A conclusão do estudo apontou que em 88% dos lares que tinham animais de estimação havia uma maior integração famíliar.”

Observou como no segundo exemplo, um texto rico em informação, passa muito mais credibilidade? É isso.

13 – Antecipação

Esse Gatilho tem como objetivo estimular o seu público por algo que está por vir; ele cria a expectativa sobre um evento futuro em um cenário onde ele queira participar.

Ele é um dos principais Gatilhos utilizado para lançamentos. Observe como a indústria de filmes usam muito isso; sempre se utiliza um teaser com partes do filme e se são dadas “notícias” sobre ele para despertar o interesse antecipado no público.

Se bem construído, você também pode utilizar esse recurso na sua Copy para seus Produtos.

Ex.: “Vem aí o curso que vai revolucionar a sua carreira!…”

14 – Comparação
Muito utilizado em promoções de vendas e também para afirmar alguma qualidade do produto. Comumente utilizado em comparação de preços e com Produtos concorrentes.

Ex.: “Promoção: De ‘X ‘Reais por ‘Y’ Reais” ou “Embalagem Econômica: Leve Quantidade ‘X’ e economize ‘X’ Reais” ou “Nosso produto tem ‘X’ cores/sabores/tamanho/peso e o Produto ‘B’ não tem”

15 – Novidade
Neurologicamente é comprovado que algo novo e desconhecido desperta o cérebro o impulso e a motivação para conhece-lo.

Diante de uma novidade há uma liberação maior de Dopamina em nosso cérebro nos despertando a sensação de prazer e por isso muitas pessoas compram para sanar a sua ansiedade e/ou satisfazer o seu ego.

Ex.: “Conheça o novo Método que vai fazer você aprender uma nova profissão em pouco tempo”

16 – Ganância
Esse é o Gatilho diretamente ligado à questão financeira. É utilizado quando se deseja criar um impulso por intermédio de ganhos pecuniários.

Obs.: Só use esse gatilho se a sua promessa for verdadeira e provável!

Ex.: “Ganhe até ‘X’ Reais por mês com o nosso Método” ou “Tenha uma renda extra utilizando ‘tal Produto’ ” ou “Ganhe liberdade financeira usando o nosso Método”

Obs.: Existem vários Gatilhos Mentais, aqui foram reunidos os principais.

Com essa “coleção” você já conseguirá desenvolver um ótimo trabalho na sua estratégia de Copywriting!

Caso ainda não tenha lido, clique aqui para acessar a primeira parte desse artigo

O texto deste Post é parte integrante do Treinamento Imersão Copywriting do publicitário Anttonio Blanco.

Você sabia que o mercado está sedento de profissionais que entendam esse tipo de conhecimento e domine as técnicas de Copywriting? 

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