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Neuromarketing por que as pessoas compram

Neuromarketing e Copywriting | Neuromarketing por que as pessoas compram

Neuromarketing

Por que as pessoas compram.

Neuromarketing e Copywriting | Neuromarketing por que as pessoas compram

Nesse artigo vamos falar sobre Neuromarketing e por que as pessoas compram e também como essa ciência se aplica no Marketing e no Copywriting. Boa leitura…

Neuromarketing. Entenda como ele funciona no processo decisório de compra.

Para começar, vamos abordar um assunto, que embora seja fundamental para se compreender o processo decisório de compra, é pouco abordado nas escolas de Marketing, vendas e comunicação. O Neuromarketing.

Neuromarketing é o campo de estuda a Neurociência ao Marketing e estuda o comportamento do consumidor a partir das lógicas de consumo.

Tem o intuito de entender os desejos, impulsos e motivações que levam as pessoas a adquirirem um determinado Produto analisando o processamento de informações pelo cérebro e identificando o impacto emocional que esse Produto causa.

Como funciona o Neuromarketing

Para entender essa ciência é preciso antes compreender como basicamente funciona o cérebro humano.

Segundo a Teoria do Cérebro Trino, desenvolvida pelo neurocientista Paul MacLean, o cérebro humano é dividido basicamente em três partes: Reptiliano, Límbico e Neocórtex.

O Cerebro Trino de MacLean Blog da KoDru | Neuromarketing por que as pessoas compram

Cérebro Reptiliano
Também chamado de Cérebro Basal ou Tronco Cerebral, é o nosso Cérebro Instintivo; é a parte responsável pelas emoções mais instintivas e seus reflexos. É ele que aciona nossos instintos de sobrevivência e controla nossas funções mais básicas como por exemplo: sono, fome, respiração, batimento cardíaco e até mesmo a nossa segurança.

Cérebro Límbico
Esse é o segundo nível cerebral, é chamado de Sistema Límbico ou Cérebro Emocional, é responsável por controlar nossas emoções, memória, aprendizado e comportamento social.

Por exemplo: Ao levarmos nosso pensamento a um momento passado, a pensamentos futuros ou situações impactantes de nossas vidas as emoções relacionadas as esses pensamentos ativam nosso Sistema Límbico.

Neocórtex
E por último, mas não menos importante, o cérebro racional, que nos distingue dos demais animais, o Neocórtex. É onde se encontram os lobos cerebrais, que juntos, nos dão a capacidade de pensar de forma lógica e abstrata, bem como também é responsável por nossa criatividade, imaginação e a solução de problemas.

A aplicação da teoria no Marketing

Você pode estar se perguntando nesse momento: Mas qual é a aplicabilidade desses conceitos dentro do processo decisório de compra?

Entenda: Essa é uma correlação que acontece pelo fato das decisões que tomamos estarem diretamente ligadas com o lado instintivo e involuntário e é com a ajuda das tecnologias da neurociência que conseguimos identificar os estímulos que acionam cada uma das partes do nosso cérebro no momento da compra.

Então, na sua Copy, você tem que ficar tecnicamente atento às necessidades de todos os cérebros. Por exemplo: É muito comum tentarmos vender algo meramente pelo aspecto lógico e intelectual e ignorar o lado emocional da compra e isso é um erro fatal.

Conclusão: Sob um aspecto geral, lembre-se sempre: As pessoas compram emocionalmente e justificam racionalmente, é assim que funciona.

Posto isso, podemos afirmar que:

O Cérebro Reptiliano, a pesar de ser o mais difícil de se envolver nas vendas, ele é muito importante porque ele preza pela sobrevivência e esses sentimentos (precaução e medo, por exemplo) poderão ser utilizados para a compra do seu produto.

Se for possível, você deve mostrar na sua Copy o quanto o produto é essencial para a sobrevivência de quem compra.

O Cérebro Límbico é geralmente o mais trabalhado nas estratégias de Marketing e de Vendas.

Sabe quando você vê uma campanha publicitária que faz você rir, chorar que te despertam algum forte sentimento? É isso! Pode ter certeza que quem a desenvolveu teve o intuito de estimular isso em você!

É fundamental na sua Copy que você desperte as emoções das pessoas; Não esqueça: A venda está principalmente na emoção.

Já o Neocórtex é aquele que precisa dos argumentos lógicos: gráficos, números e todos os argumentos racionais que o seu avatar precisará para justificar para si mesmo e para os outros a compra, é o que vai fechar o ciclo.

Então, a Copy perfeita trabalhará com os 3 cérebros: despertando o instinto de sobrevivência (Reptiliano), despertando e estimulando as emoções (Límbico) e justificando com a lógica (Neocórtex).

E como aplicar isso ao Copywriting?

Parabéns! Ótima pergunta! A resposta é: Entendendo como funcionam os tópicos práticos sobre o assunto: Mundo Atual  x  Mundo Ideal; Os 5 níveis de consciência de consumidor; Gatilhos Mentais e as Objeções.

Você sabia que o mercado está sedento de profissionais que entendam esse tipo de conhecimento e domine as técnicas de Copywriting? 

Está sobrando vaga!

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O texto deste Post é parte integrante do Imersão Copywriting do publicitário Anttonio Blanco.

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Design Gráfico e seus princípios – Repetição e Contraste

Design Grafico Repeticao e Contraste | Design Gráfico e seus princípios - Repetição e Contraste

Design Gráfico e seus princípios
Repetição e Contraste

Parte 2/2

Design Grafico Repeticao e Contraste | Design Gráfico e seus princípios - Repetição e Contraste

Nessa segunda parte vamos abordar os dois últimos princípios do Planejamento Visual no Design Gráfico: a repetição e o Contraste.

Para ver o post anterior onde abordamos os dois primeiros princípios: Proximidade e Alinhamento – Clique aqui.

Design Gráfico - Repetição e Contraste

3 – Repetição
O princípio da repetição consiste em organizar por intermédio de repetições de elementos no design com o intuito de se criar um padrão visual.

Dessa forma o design cria uma coerência de informações correlatas; isso ajuda a criar uma organização e uma integração fortalecendo a unidade.

Pode-se repetir fontes, cores, formas, textura, bullets e relações espaciais como a espessura, tamanhos e etc.

Observe o exemplo abaixo:

Design Grafico Principio da Repeticao | Design Gráfico e seus princípios - Repetição e Contraste

Observe também como foi construída uma padronagem na repetição das cores.

4 – Contraste
O objetivo do contraste é evitar que os elementos fiquem similares em uma peça.

Ao inverso do princípio da proximidade a ideia do contraste é dar pesos diferentes para as unidades visuais afim de destaca-las.

Isso chama a atenção e cria grupos de leitura diferentes para a peça.

Assim como na repetição, também pode-se contrastar com fontes, cores, formas, textura e etc.

O contraste costuma ser uma das mais importantes atrações visuais de uma peça.

Observe como um bom contraste faz a diferença:

Design Grafico Principio do Contraste | Design Gráfico e seus princípios - Repetição e Contraste

O texto deste Post é parte integrante do Curso de Design Gráfico para Publicidade e Propaganda do publicitário Anttonio Blanco.

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Design Gráfico e seus princípios – Proximidade e Alinhamento

Design Grafico Proximidade e Alinhamento | Design Gráfico e seus princípios - Proximidade e Alinhamento

Design Gráfico e seus princípios
Proximidade e Alinhamento

Parte 1/2

Design Grafico Proximidade e Alinhamento | Design Gráfico e seus princípios - Proximidade e Alinhamento

Esse é o primeiro de dois posts que abordam os princípios básicos do Design Gráfico.
Nesse primeiro artigo abordaremos os princípios da Proximidade e do Alinhamento.

Princípios Básicos do Design

Todo projeto de Design Gráfico precisa ser de fato um projeto, portanto, ele tem que ter aspectos estruturais que definam isso.

Para que um material gráfico tenha design ele tem que ter: Forma; Função; Metodologia e Aspectos Simbólicos.

Então vamos começar agora a estudar o Design de forma estruturada e processual para que você compreenda todos os conceitos e tire o melhor deles para as suas ideias.
Vamos começar pelos Princípios do Design Gráfico.

São eles:

1. Proximidade
2. Alinhamento
3. Repetição
4. Contraste

E agora vamos ver e analisar cada um deles…

1 – Proximidade
Esse princípio, que faz parte do Planejamento Visual Gráfico e compões os princípios básicos do design Gráfico, consiste em agrupar elementos afins para que se possa criar uma ligação direta com relação a eles.

Itens relacionados entre si devem ser agrupados para criar unidades visuais, que é cada elemento visual com informações correlatas presente no layout, desde que estejam distantes e não sejam relacionadas entre si.

Uma peça visual tem várias informações e elas têm que estar dispostas de forma que dê organização às informações e crie um fluxo de leitura colocando uma ordem.

Observe a organização da peça abaixo…

Design Grafico Principio da | Design Gráfico e seus princípios - Proximidade e Alinhamento

…e observe como as informações de cada unidade são relacionadas entre si.

Não esqueça: Evidencie sempre o agrupamento dos elementos relacionados entre si e separe claramente os que não são.

2 – Alinhamento
Embora pareça óbvio esse é um aspecto muito negligenciado por muitos programadores visuais.

Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Os elementos têm que ser alinhados de forma que se proporcione harmonia e equilíbrio a peça.

O designer gráfico profissional é aquele que enxerga o grid em suas peças e com isso tem a percepção das “linhas invisíveis” e do equilíbrio dinâmico, que é o que da o enquadramento e o aspecto de ordem à peça, que sem os quais o cérebro não consegue criar uma dinâmica de leitura.

Observe num exemplo de um simples cartão como o alinhamento faz total diferença:

Design Grafico Principio do Alinhamento | Design Gráfico e seus princípios - Proximidade e Alinhamento

Agora um exemplo na publicidade.

Design Grafico Principio do Alinhamento na Publicidade | Design Gráfico e seus princípios - Proximidade e Alinhamento

Obs.: Grid e Diagramação são outros tópicos que fazem parte da Composição visual no Design Gráfico e em breve faremos artigos sobre eles também.

Não esqueça de ler o segundo artigo onde apresentamos os Princípios da Repetição e do Contraste.
Clique aqui para ler!

O texto deste Post é parte integrante do Curso de Design Gráfico para Publicidade e Propaganda do publicitário Anttonio Blanco.

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Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 2/2

Gatilhos Mentais o que sao parte 2 | Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 2/2

Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar.

Parte 2/2

Gatilhos Mentais o que sao parte 2 | Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 2/2

Essa é a segunda parte do artigo sobre Gatilhos Mentais. Clique aqui caso não tenha visto o anterior

17 Tipos de Gatilhos Mentais. Conceitos e Exemplos.
Parte 2

Parte 2

9 – Reciprocidade
10 – Compromisso e Coerência
11 – Razão
12 – Especificidade
13 – Antecipação
14 – Comparação
15 – Novidade
16 – Ganância

9 – Reciprocidade
Sempre que se faz um favor a alguém a tendência natural de quem o recebe é de retribuir, certo? Isso acontece porque uma atitude como essa gera empatia e gratidão desarmando psicologicamente quem recebe.

Esse Gatilho é muito utilizado em Copys aplicadas às estratégias de Imbound Marketing, entregando uma “brinde” em troca de dados pessoais para geração de leads ou ofertas diretas.

Ex.: Como por exemplo em uma página de captura onde é oferecido um material grátis e logo em seguida a pessoa é levada para uma oferta; nesse momento ela estará mais propensa a efetuar alguma ação em troca, como uma compra.

10 – Compromisso e Coerência
Esse é o Gatilho se apoia em um fenômeno emocional e psicológico de que quando tomamos uma determinada decisão. Pressões internas e também externas fazem que de forma coerente nos comprometamos com essa escolha.

É como se quando seu cérebro toma uma decisão, ele encara como uma coisa lógica a responsabilidade de cumpri-la.

Aqui você tem que usar uma argumentação que leve o seu cliente a tomar uma decisão de seguir um determinado caminho.

Ex.: Na sua Copy pode ter algo do tipo: “Se em ‘X’ dias nosso Produto fizer você conquistar… [tal propósito] você se compromete a fazer… [tal ação], ok?” [ou] “Se você se comprometer a fazer todas as lições e exercícios do nosso curso você conseguirá… [tal propósito].

11 – Razão
Mesmo que a maioria da pessoas se interessem emocionalmente na hora da compra, como dito na teoria do Cérebro Trino, temos que justificar racionalmente a compra do seu produto basicamente por intermédio do potencial ganho que o Avatar terá com determinado Produto.

Ele funciona como um mecanismo racional mostrando a solução que determinado Produto proporciona. Você pode trabalhar utilizando com informações lógicas, técnicas, estatísticas e etc.

Ex.: “Estudos do IBGE comprovam que quem tem o Curso Tal tem ‘X%’ de conseguir melhores empregos” ou “Especialistas provam que fazer atividades físicas diariamente melhora a sua saúde diminuindo a possibilidade de problemas cardíacos e aumenta a sua perspectiva de vida em ‘X’ anos”

12 – Especificidade
Muito utilizado para aumentar a credibilidade de um Produto esse Gatilho é muito poderoso para demonstrar de forma “mais bem explicada” um determinado conceito.

Quando você é específico, são ativadas na mente das pessoas a curiosidade, a confiança e a autoridade. O que faz com quem leia a mensagem acreditar mais facilmente que aquilo que está sendo dito é verdade.

Observe a comparação:

Ex.1: Foi feita uma pesquisa nos EUA onde mostrava que famílias que tinham animais de estimação eram mais harmoniosas.

Ex.2: “No ano de 1997, os cientistas sociais Robert James e Jhon Peter, da New York University fizeram um experimento social.

Criaram uma pesquisa antropológica que determinava qual o grau de importância na criação de Pets no âmbito familiar; foram usados no experimento famílias que tinham cachorros em suas residências.

A conclusão do estudo apontou que em 88% dos lares que tinham animais de estimação havia uma maior integração famíliar.”

Observou como no segundo exemplo, um texto rico em informação, passa muito mais credibilidade? É isso.

13 – Antecipação

Esse Gatilho tem como objetivo estimular o seu público por algo que está por vir; ele cria a expectativa sobre um evento futuro em um cenário onde ele queira participar.

Ele é um dos principais Gatilhos utilizado para lançamentos. Observe como a indústria de filmes usam muito isso; sempre se utiliza um teaser com partes do filme e se são dadas “notícias” sobre ele para despertar o interesse antecipado no público.

Se bem construído, você também pode utilizar esse recurso na sua Copy para seus Produtos.

Ex.: “Vem aí o curso que vai revolucionar a sua carreira!…”

14 – Comparação
Muito utilizado em promoções de vendas e também para afirmar alguma qualidade do produto. Comumente utilizado em comparação de preços e com Produtos concorrentes.

Ex.: “Promoção: De ‘X ‘Reais por ‘Y’ Reais” ou “Embalagem Econômica: Leve Quantidade ‘X’ e economize ‘X’ Reais” ou “Nosso produto tem ‘X’ cores/sabores/tamanho/peso e o Produto ‘B’ não tem”

15 – Novidade
Neurologicamente é comprovado que algo novo e desconhecido desperta o cérebro o impulso e a motivação para conhece-lo.

Diante de uma novidade há uma liberação maior de Dopamina em nosso cérebro nos despertando a sensação de prazer e por isso muitas pessoas compram para sanar a sua ansiedade e/ou satisfazer o seu ego.

Ex.: “Conheça o novo Método que vai fazer você aprender uma nova profissão em pouco tempo”

16 – Ganância
Esse é o Gatilho diretamente ligado à questão financeira. É utilizado quando se deseja criar um impulso por intermédio de ganhos pecuniários.

Obs.: Só use esse gatilho se a sua promessa for verdadeira e provável!

Ex.: “Ganhe até ‘X’ Reais por mês com o nosso Método” ou “Tenha uma renda extra utilizando ‘tal Produto’ ” ou “Ganhe liberdade financeira usando o nosso Método”

Obs.: Existem vários Gatilhos Mentais, aqui foram reunidos os principais.

Com essa “coleção” você já conseguirá desenvolver um ótimo trabalho na sua estratégia de Copywriting!

Caso ainda não tenha lido, clique aqui para acessar a primeira parte desse artigo

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Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 1/2

Gatilhos Mentais o que sao | Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 1/2

Gatilhos Mentais.
O que são e como utilizar.

Parte 1/2

Gatilhos Mentais o que sao | Gatilhos Mentais. O que são e como utilizar. Parte 1/2

Agora vamos entrar num tema que é fundamental para uma estratégia de Copywriting e de comunicação como um todo: Os Gatilhos Mentais.

O que são Gatilhos mentais?

Em resumo, são estímulos externos que o cérebro recebe durante o seu texto, tirando-o de uma zona de conforto e o induzindo a uma determinada tomada de ação, eles funcionam como uma espécie de despertador de emoções.

Usamos esses Gatilhos para criar conexão com o cérebro do comprador agitando tanto o seu emocional quanto o seu racional.

Essa é uma ferramenta poderosa para o convencimento na hora da decisão de compra e funciona por um motivo até simples: Já observou como a maioria das suas ações cotidianas são desempenhadas de forma automática?

Isso acontece porque ações como andar, mastigar, pegar uma coisa com as mãos entre tantas outras acões já são automatizadas no nosso cérebro para evitar o esgotamento mental; e com isso o nosso cérebro nos permite conscientemente nos concentrar em ações mais complexas do dia a dia.

E isso acontece também na decisão de uma compra; no nosso subconsciente existem sinais já memorizados que automatizam nossas ações de forma inconsciente e criam “atalhos” nos fazendo optar por determinado produto.

Os Gatilhos Mentais sevem justamente como indutores para essas ações.

Quais são os Gatilhos Mentais e como eles funcionam no nosso cérebro?

Agora então você vai conhecer os principais Gatilhos e com eles atuam no cérebro humano.

Separamos aqui para você os 17 principais Gatilhos Mentais, entretanto, para esse artigo não ficar muito extenso, vamos dividi-lo em duas partes para facilitar os seus estudos. Então vamos lá!…

17 Tipos de Gatilhos Mentais. Conceitos e Exemplos.

Parte 1

1 – Prazer x Dor
2 – Autoridade
3 – Escassez
4 – Urgência
5 – Prova Social
6 – Senso de Comunidade
7 – Afinidade
8 – Exclusividade

Parte 2

9 – Reciprocidade
10 – Compromisso e Coerência
11 – Razão
12 – Especificidade
13 – Antecipação
14 – Comparação
15 – Novidade
16 – Ganância

1 – Prazer x Dor
É muito comum no ser humano a fuga da Dor em sentido ao Prazer. Isso que dizer basicamente que buscamos uma sensação do prazer da resolução de um determinado problema.

Esse Gatilho é muito usado em campanhas onde existe uma Dor forte e específica do público; a aplicação se faz colocando dentro da Copy a apresentação da solução associada ao Produto demonstrando assim a Transformação que o Produto causa.

Ex.: A campanha da empresa Quinto Andar demonstra muito claramente isso. Foi identificado que uma das maiores dores de cabeça de proprietários de imóveis é a inadimplência de seus inquilinos; então a campanha demonstra a imagem de proprietários muito tranquilos pois a empresa garante os recebimentos.

Ex.2: Nas campanhas da Polishop também fica muito claro quando se comparam dois produtos como por exemplo: uma frigideira onde o alimento gruda ao lado de outra onde ele “desliza” com facilidade.

2 – Autoridade
O ser humano tende a respeitar e acreditar em pessoas que ele julgue que sejam superiores hierarquicamente ou que sejam alguma autoridade / referência em determinado assunto.

Observe que é muito mais fácil convencer alguém mostrando os resultados de uma “personalidade” conhecida ou com a orientação/opinião/recomendação de um especialista no assunto

Na publicidade esse gatilho é muito utilizado com o Approach que chamamos de Testemunhal, onde uma personalidade (artista, esportista, especialista…) fala em nome do produto.

Ex.:Conheça o Produto que fez… [determinada personalidade] conseguir o resultado tal” ou “o Dr. Tal recomenda/utiliza o nosso Produto”

3 – Escassez
Consiste em criar valor na cabeça de alguém a partir da limitação de um produto; despertando assim a sensação da perda e “por medo” de ficar sem o produto induzir o Avatar à compra.

Ele também funciona porque associamos no nosso inconsciente que quanto mais difícil uma coisa, mais valiosa ela é.

Já observou quando você entra em um determinado site e vê que a quantidade de um produto que você busca está baixa como você tem o impulso de comprar para não perder? É isso!

Obs.: Mas é muito importante que se gere uma escassez real, se houver uma manipulação desse tipo de informação e ela for percebida ele perde totalmente a efetividade e pode até tirar a credibilidade da Copy.

Esse é, sem dúvida alguma, um dos mais poderosos e usados Gatilhos.

Ex.: “Corra! Só existem mais 3 unidades no estoque!” ou “Restam apenas ‘X’ vagas para o curso tal”

4 – Urgência
Muito parecido com o da a Escassez, o Gatilho da Urgência tem como principal função despertar o impulso imediato da compra não pela limitação do produto, mas sim por sua limitação de prazo.

Obs.: Assim como o Gatilho da Escassez, o da Urgência também deve ser verdadeiro, sob pena da oferta cair em descrédito.

Ex.: “Promoção válida somente até às X horas” ou “Durante o dia tal”

5 – Prova Social
Nós humanos somos seres sociais, e por conta disso temos a necessidade de pertencer a grupos bem como somos influenciados diretamente por eles; em grande medida, tomamos decisões baseados no que as pessoas pensam e recomendam.

Além disso, as pessoas têm desconfiança sobre a qualidade dos Produtos que querem comprar, principalmente de forma on-line onde geralmente se tem pouca ou nenhum interação humana no processo de compra. Então é natural que se busquem racionalmente referência sobre a eficiência do produto.

E assim sendo, o Gatilho da Prova Social serve para isso: trabalhar tanto no emocional, despertando o sentimento de pertencimento, quanto no racional, justificando a compra pela qualidade do produto.

Ex.: com cunho social (emocional): “Conheça o curso que já formou mais de 3 mil profissionais para o mercado”

Ex.: com cunho de qualidade (racional): “Veja agora o resultado dos nossos alunos…” ou “Conheça aqui a opinião de quem já fez o nosso curso”

6 – Senso de Comunidade
Seguindo basicamente o mesmo princípio da Prova Social, onde temos a consciência da necessidade de coletividade do ser humano, Produtos que promovam a sensação de pertencimento a um grupo, de fazer parte de uma comunidade despertam muito mais interesse de quem compra.

A diferença básica com a Prova Social é que a apresentação da ideia não se dá em torno de uma prova de eficiência e sim em torno do sentimento da essência do próprio pertencimento a essa Comunidade.

Ex.: “Junte-se a milhares de pessoas que já mudaram sua vida profissional” ou “Vem pra Caixa você também, vem!” ou “#somostodosnu” Hashtag da campanha do Nubank construindo essa noção de grupo.

7 – Afinidade
É uma tendência natural do ser humano se identificar com outras pessoas que compartilham das mesmas dores e medos; esse Gatilho quando somado ao da Prova Social multiplica as possibilidades na hora da decisão de compra.

O princípio é: Se essa pessoa que tinha o mesmo problema que eu conseguiu resolver vai funcionar para mim também!

Ex: “Antes de fazer o curso tal, eu também não via perspectivas para a minha carreira profissional…”

8 – Exclusividade
Esse é um gatilho que tem o intuito de explorar a soberba humana. Embora pareça um sentimento ruim, o fato é que todo mundo tem em alguma medida um lado mais esnobe.

Ter um acesso exclusivo a um Produto, lugar, informação, pessoa e etc. trás uma sensação de ser superior aos outros e isso sempre é muito tentador.

Sabe o mercado de luxo? Pois é, ele existe porque desperta em quem consome esses Produtos a sensação de ter o privilégio de possuir algo que poucos têm acesso.

Ex.: “Tenha nosso Cartão Black e mostre a todos quem você é!” ou “Adquira o acesso ao nosso Camarote VIP e faça parte de um seleto grupo de pessoas especiais”

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Os 5 níveis de consciência do consumidor

Os 5 niveis da Consciencia do consumidor na jornada de compra – Eugene Schwartz | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Os 5 níveis de consciência do consumidor na jornada de compra.

Os 5 niveis da Consciencia do consumidor na jornada de compra – Eugene Schwartz | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Este é um artigo sobre a natureza humana e como isso deve ser aplicado a sua Copy e a sua comunicação como um todo, vamos falar dos 5 níveis de consciência do consumidor dentro da Jornada de Compra.

O que são esses 5 níveis?

Abordado pela primeira vez por Eugene Schwartz em seu livro clássico Breakthrough Advertising, os Níveis, ou estágios, de consciência do consumidor se tornou um dos principais parâmetros para a análise e a construção de qualquer estratégia de comunicação.

É uma forma de entender em que momento no processo decisório de compra o seu público está; compreender isso faz toda a diferença na hora de se construir a sua mensagem de comunicação.

Imagine só: O seu cliente sequer sabe que tem uma necessidade e a sua campanha publicitária lhe diz que seu produto é maravilhoso.

Concorda que ele não vai entender nada?

Pois é, a consciência de consumo se distribui em 5 fazes distintas onde percorre o amadurecimento da percepção da necessidade de um produto.

E é com esse estudo que você vai conseguir “encaixar” a mensagem certa no momento certo e com isso, ser muito mais assertivo na hora de vender os seus produtos.

Quais são esses 5 níveis?

Vamos a partir de agora analisar cada um deles e você começará a aprender como acertar com precisão a mensagem do seu produto.

Então como você agora já sabe, eles são muitas vezes o que vão nortear e alinhar as ofertas na construção da mensagem. É o que indica o nível de conhecimento que possíveis clientes têm sobre suas próprias dores, as soluções e o produto que é necessário.

E o que você deve aprender aqui é que esses são os 5 níveis de consciência que todos passamos antes de comprar qualquer coisa e em qualquer mercado.

São eles:

1 – O Nível de INCONSCIÊNCIA
2 – O Nível de CONSCIÊNCIA DO PROBLEMA
3 – O Nível de CONSCIÊNCIA DA SOLUÇÃO
4 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE PRODUTO
5 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE CONSUMO

Veja os exemplos: 

1 – O Nível de INCONSCIÊNCIA
É a fase de qualquer consumidor que não sabe que tem um problema. Ex.: Uma pessoa que ainda não percebeu que precisa falar inglês para o seu trabalho.

2 – O Nível de CONSCIÊNCIA DO PROBLEMA
É quando a pessoa se dá conta de que o problema existe e apenas isso. Ex.: A pessoa percebe que precisa ter um conhecimento a mais na sua carreira, mas não sabe exatamente o quê.

3 – O Nível de CONSCIÊNCIA DA SOLUÇÃO
É quando essa pessoa identifica o que vai solucionar esse problema. Ex.: A pessoa percebe que falar inglês vai lhe trazer maiores oportunidades no mercado de trabalho.

4 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE PRODUTO
É quando essa pessoa identifica o que vai solucionar esse problema e faz as comparações. Ex.: A pessoa percebe que um curso ou professor de inglês vai lhe trazer o conhecimento que ela julga importante.

5 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE CONSUMO
É quando a pessoa já conhece os produtos já fez os comparativos e toma a sua decisão de compra. Ex.: A pessoa conhece os cursos e professores A, B e C e escolhe a metodologia mais adequada para a sua necessidade. Observe o quadro abaixo:

Para uma melhor compreensão, veja abaixo uma tabela demonstrando os Níveis de Consciência, a “temperatura” do público e a melhor Tática da Copy a ser aplicada.

Os 5 Estagios da Consciencia – Eugene Schwartz | Os 5 níveis de consciência do consumidor

E nunca esqueça: Saber onde o seu Avatar está nesse processo será fundamental para alinhar a sua comunicação/Copy e a sua oferta.

O texto deste Post é parte integrante do Treinamento Imersão Copywriting do publicitário Anttonio Blanco.

Você sabia que o mercado está sedento de profissionais que entendam esse tipo de conhecimento e domine as técnicas de Copywriting? 

Está sobrando vaga!

Que tal você entrar nesse mercado que já está com um salário médio de mais de 4 mil reais (podendo chegar a mais de 11 mil!), fora comissionamento?

Se gostou da ideia, pare de ficar quebrando a cabeça com informações desencontradas na internet, aprenda de forma prática, rápida e barata essa cobiçada habilidade e se torne um profissional dessa nova e lucrativa profissão do mercado digital!

Antes que os outros descubram antes de você!

Peça um desconto especial e já comece a lucrar em até 2 semanas!

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Copywriting – O que é e como ganhar dinheiro com isso.

Copywriting o que e e como ganhar dinheiro com ele | Copywriting - O que é e como ganhar dinheiro com isso.

Copywriting.
O que é, para que serve e como lucrar com isso.

Copywriting o que e e como ganhar dinheiro com ele | Copywriting - O que é e como ganhar dinheiro com isso.

Esse é o primeiro post de uma série falando sobre a arte e a técnica do Copywriting e de início vamos dissertar sobre o que é, para que serve e como lucrar com essa nova e promissora profissão.

O que é Copywriting?

Em resumo podemos dizer que Copywriting, ou Copy como comumente é chamado hoje em dia, é uma técnica de escrita persuasiva; é conseguir convencer através de um texto uma pessoa a executar uma determinada ação – no Marketing/Comunicação geralmente comprar um produto ou serviço.

É uma estrutura de texto que serve para vender e persuadir, e que pode ser aplicada em vários momentos de um negócio.
Entre outras coisas, o Copywriting pode ser usado para:

>  Aumentar engajamento em Redes Sociais e outras ações;
>  Gerar Leads levando potenciais clientes a uma determinada parte da sua comunicação;
>  E o mais usual: Convencer o cliente a fazer uma compra!

Sabe aqueles textos que são convencedores, que ao final da leitura entram na sua cabeça de uma tal forma que fazem você ficar com uma grande vontade de comprar o que está sendo oferecido? Pois é, isso é Copywriting!

Por que você deve aprender essa habilidade?

Num primeiro momento eu poderia te dizer o básico: O oxigênio de qualquer negócio é a VENDA!

Uma empresa que não vende, morre! Por tanto, uma ferramenta que alavanque as vendas de um negócio vale ouro!

Por isso, saber Copy é, antes de mais nada, a sobrevivência de qualquer negócio. Se você não domina essa técnica, no mínimo, você está deixando de ganhar muito dinheiro.

Pode ter certeza: se um dia alguém me perguntar qual a primeira habilidade que deveria aprender no Marketing, certamente eu diria: COPYWRITING!

Uma boa Copy é a forma mais inteligente e eficaz de convencer o seu público a comprar de você; é uma habilidade imprescindível para qualquer profissional da área comercial, de comunicação e Marketing; seja para o seu próprio negócio ou para prestadores de serviços.

Ela pode ser aplicada para a venda de produtos e serviços físicos e/ou digitais em Redes Sociais, E-mails, Anúncios, “Iscas”/Recompensas Digitais, Páginas de Vendas e de Captura, Títulos, Lançamentos, Mensagens de WhatsApp ou qualquer meio que você possa se comunicar com a palavra escrita ou falada.

Entenda: Quando se trata de vender, Copywriting é Tudo!

Como ganhar dinheiro com Copywriting?

O mercado de Copy é sem dúvida nenhuma um dos mais valorizados no mundo das vendas e principalmente no Marketing Digital, onde as palavras têm que ter a força de por si só convencer alguém a comprar algo.

Portanto, bons profissionais da área geralmente são muito valorizados e bem remunerados uma vez que têm a capacidade de, literalmente, transformar palavras em dinheiro.

E para você aproveitar todo o potencial do que vai aprender aqui, já vou colocar logo – antes mesmo de você aprender as técnicas – algumas ações que fazem bons Copywriters faturarem muito alto com os seus serviços. Vamos lá!…

Copywriters ganham dinheiro com:

>  Headlines persuasivas;
>  Textos para Posts Comerciais;
>  Estrutura e textos de Páginas de Vendas e/ou Captura e demais partes do funil de vendas;
>  Campanhas de E-mail Marketing;
>  Campanhas para automação com bots;
>  Anúncios para tráfego pago (Ads), Google, Facebook, Instagram, Linkedin e etc;
>  Textos para Blog com SEO;
>  Campanhas de Lançamentos;
>  Estrutura e textos para Webnars, Lives, Vídeos de Vendas, Congressos online e etc;
>  Textos de vendas para aplicativos como WhatsApp por exemplo.

E tudo mais que se use a palavra para convencer alguém a tomar uma determinada ação. E é claro, isso também se aplica a quem vende para o seu próprio negócio; você pode usar essa técnica para vender os seus próprios produtos.

Quanto ganha um Copywriter?

Só para você ter uma ideia…

O site Glasdoor.com.br – uma das plataformas de recrutamento e vagas que mais cresce no Brasil – fez uma estimativa, agora em março de 2022, que o salário médio de um Copywriter é de R$ 4.213 reais.

Quase 3 salários mínimos e meio!

Olha só:

Glasdoor Salario Copywriter | Copywriting - O que é e como ganhar dinheiro com isso.

e no caso de um Copywriter sênior o salário pode chegar a mais de 11 mil reais!

Salario Copywriter senior | Copywriting - O que é e como ganhar dinheiro com isso.

Como um Copywriter ganha dinheiro?

E não necessariamente você precisa de um emprego para ganhar dinheiro, você pode ganhar como freelancer; trabalhando em casa e com isso ter liberdade financeira, geográfica e de tempo.

Você pode:

1 – Ter ganhos Fixos
Pode assinar contratos onde vai receber valores fixos mensais ou mesmo por um determinado projeto.

2 – Ter ganhos Variáveis
Pode ganhar comissionamento pelos resultados do seu trabalho. Imagine que o seu trabalho gere R$ 100 mil em vendas para um determinado projeto – o que é perfeitamente possível – e você tenha direito a 20%? Sua comissão será de R$ 20 mil. Nada mal, certo?

3 – Ter ganhos Fixos + Variáveis
Pense em você, por exemplo, fechar um projeto com um valor fixo de R$ 5 mil e mais 20% de comissionamento em função das vendas. Já entendeu, né?

Já pensou ter dinheiro no bolso, liberdade de trabalhar de onde quiser e tempo para você e a sua família? Isso é a vida de um Copywriter!

Onde conseguir trabalhos como Copywriter?

Existem algumas formas de você conseguir trabalhos assim que dominar essa nova habilidade Vamos a elas.

1 – Plataforma para Freelancers
Essa talvez seja a forma menos lucrativa, uma vez que, geralmente, são trabalhos de menor valor, entretanto, você pode ganhar no volume com pequenos trabalhos.

Para achar, basta fazer uma busca por “plataformas de freelancer” e aparecerá várias opções; escreva-se em quantas puder e ofereça seus serviços.

Algumas plataformas:

> 99Freelas
> Comunica Freelancer
> Contentools
> Freelancer.com
> GetNinjas
> Trampos.co
> UpWork
> VinteConto
> VintePila
> Workana

2 – Eventos ou grupos e comunidades de Marketing.
Essa é uma estratégia de network, consiste basicamente em você entrar nesses grupos e adquirir contatos para oferecer seus serviços. Geralmente essa é uma forma mais trabalhosa, mas que geralmente trás clientes mais qualificados.

3 – Plataformas de Contratantes e de Infoprodutores.
Essa é uma forma que também dá um certo trabalho mas é bastante eficiente. Pesquise em plataformas de vagas para emprego como: e Infoprodutos como:  Catho,   Eduzz,  Hotmart,  Monetizze entre outras, descubra as vagas oferecidas e os produtos de segmentos que você tenha um certo domínio e ao encontrar, analise os problemas específicos e ofereça a SOLUÇÃO! Esse é o segredo! Você não vai simplesmente oferecer os seus serviços aleatoriamente, você já vai com a solução para o empresário. Com essa abordagem, com toda a certeza, você se destacará da sua concorrência

4 – Perfis de Produtores.
Essa é uma forma que segue o mesmo processo da anterior, só que em perfis de Redes Sociais. Encontre quem precisa de ajuda em seus processos, analise e aborde já com a solução.

Como conseguir os contratos como Copywriter?

Conseguir vender os seus serviços realmente não será uma tarefa fácil, não posso te enganar. Entretanto, tem uma forma que quase sempre dá muito certo, principalmente para quem está começando.

Após escolher uma ou mais formas de procurar seus futuros clientes, entre em contato com eles e ofereça o seu trabalho “gratuitamente” em troca do resultado; acorde uma porcentagem sobre as vendas, dê a garantia para o seu contratante que se ele só pagará se vender, essa é uma ótima e muito eficiente maneira de abrir portas no mercado.

E nunca se esqueça: Ofereça a SOLUÇÃO! Se você chegar oferecendo apenas os seus “entregáveis” você será só mais um.

E a partir do momento que você tiver cases de sucesso e fizer o seu nome no mercado você já poderá cobrar diretamente pelos seus projetos.quase semptr

E agora uma ajudinha para você

Se você quiser um template pré-pronto de abordagem para você utilizar quando entrar em contato com seus prospects é só entrar em contato pelo WhatApp que enviamos para você. Clique no botão abaixo.

O texto deste Post é parte integrante do Treinamento Imersão Copywriting do publicitário Anttonio Blanco.

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Profissionais de Marketing Digital | Quem são e o que fazem.

Profissionais de Marketing Digital | Profissionais de Marketing Digital | Quem são e o que fazem.

Profissionais de Marketing Digital.

Quem são e quais são suas funções.

Profissionais de Marketing Digital | Profissionais de Marketing Digital | Quem são e o que fazem.

Por se tratar de uma atividade multidisciplinar, essa área trabalha com vários tipos de profissionais. Citamos aqui as principais categorias, funções e as sugestões de formação para elas.

Profissionais de Marketing Digital

Consultor Gestor de Marketing Digital

Consultor/Gestor de Marketing Digital

Profissional que estuda, planeja e implementa toda a estratégia e plataforma digital da empresa e gere a equipe de execução dos projetos.

Profissionais das áreas de Comunicação ou Marketing que também tenham formação que os especializem na função.

Social Media e Redes Sociais

Social Media

Responsável pela gestão de conteúdo, interação (monitoramento e moderação) com suspecs, prospects e clientes em redes de relacionamento e mídias sociais. Em alguns casos também é o responsável pela análise de métricas.

Profissionais da área de Comunicação que tenham alguma formação na área de mídias sociais.

Analista de SEO

Analista de SEO

Responsável por toda a parte de SEO do site fazendo com que ele fique bem posicionado no nos mecanismos de busca. Também cuida das campanhas de mídias pagas na internet e analisa as métricas de SEO offline.

Apesar das instituições de ensino se esforçarem para formar profissionais na área (Comunicação, Marketing, TI e até mesmo áreas como Engenharia e Estatística), é uma atividade exercida também por profissionais com cursos livres tenham uma boa visão analítica.

Analista de métricas

Analista de métricas

Cuida de toda a análise do Google Analytics e outras ferramentas de mensuração das ações de marketing digital.

Ele deverá ter interação com os outros profissionais, pois será ele que irá mostrar os resultados favoráveis ou não para cada uma das ações implementadas.

Com relação a sua formação, podemos afirmar o mesmo do analista de SEO.

Importante: É comum que as funções de analista de SEO e de Métricas sejam feitas pelo mesmo profissional em trabalhos/equipes de uma menor complexidade técnica.

Copywriter e Marketing de Conteúdo

Copywriter

Redator para web. Trabalha com marketing de conteúdo e textos comerciais.

É o responsável pela pesquisa e confecção de material para “nutrir” de informações as plataformas digitais (blog, redes sociais, página de vendas…) e textos persuasivos para vendas on-line.

Profissionais sugeridos: Jornalistas, Publicitários (redatores) ou Relações Públicas que tenham alguma formação na área de Marketing Digital. Atividade exercida também por profissionais com cursos livres na área.

Designer e Design Gráfico

Designer Gráfico

Responsável pela programação visual de toda a presença digital da empresa/corporação.

Com formação nas áreas de Design e Comunicação.

Webmaster

Webmaster

Apesar de não ser exatamente um profissional de Marketing, a atividade do Webmaster é de sua importância uma vez que este cuida da parte de tecnologia e muitas vezes responsável pela parte de TI do site; faz a manutenção/atualização e define as tecnologias empregadas.

Geralmente tem formação nas áreas de TI, engenharia ou cursos de especialização e/ou livres que o qualifique.

Obs.: Se o projeto de Marketing digital for de baixa complexidade, algumas dessas funções poderão ser aglutinadas com um profissional desde que este tenha os devidos conhecimentos e habilidades.

O texto deste Post é parte integrante do Livro Publicidade para Empresários do publicitário Anttonio Blanco.

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Profissionais de Comunicação e Marketing | Quem são e o que fazem.

Profissionais de Comunicação e Marketing | Profissionais de Comunicação e Marketing | Quem são e o que fazem.

Profissionais de Comunicação e Marketing.

Quem são, quais são suas funções e formações.

Profissionais de Comunicação e Marketing | Profissionais de Comunicação e Marketing | Quem são e o que fazem.

Assim como os termos, os profissionais e suas funções também geram confusão entre os que não são do meio da comunicação, por isso é importante apresentar os principais profissionais e suas respectivas formações e funções.

Profissionais de Comunicação

Assim como num time, os profissionais trabalham todos no time da Comunicação sicial, e embora tenham habilidades técnicas específicas, são profissionais que também interagem e colaboram entre si.

Entenda agora quem são esses profissionais e quais suas funções técnicas.

Publicitário e Publicidade e Propaganda

Publicitário

Profissional com nível superior (bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda).

Profissional com nível superior (bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda). Este profissional é responsável pelo estudo, concepção e execução de Publicidade e Propaganda, é o profissional capacitado tecnicamente para desenvolvimento estratégico e artístico das Campanhas Publicitárias.

Jornalista e Jornalismo

Jornalista

Profissional com nível superior (bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo).

Este profissional é responsável por todo do processo jornalístico. Basicamente a compreensão dos fatos a codificação dos mesmos em forma de notícia e a veiculação nos meios de comunicação.

São os profissionais que geralmente fazem também assessoria de imprensa.

Relações Públicas

Relações Públicas

Profissional com nível superior (bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas).

Este profissional é responsável pelo estudo, concepção e execução das estruturas de comunicação interpessoal nas empresas; construindo, preservando e promovendo a imagem de uma instituição para os seus públicos internos e externos.

São os profissionais que também fazem assessoria de imprensa.

Radialista, Radialismo e Rádio e TV

Radialista

Profissional com nível superior (bacharel em Comunicação Social com habilitação em Radialismo, hoje também conhecido como Rádio e TV).

Este profissional é responsável pela estrutura técnico-operacional no processo da comunicação. 

Costuma-se confundir radialista com locutor, entretanto, essa é uma atividade profissional ampla onde se comportam várias funções.

Importante: A faculdade de Comunicação Social tem outras duas habilitações: Cinema e Produção Editorial.

Designer e Design Gráfico

Designer Gráfico

É o profissional geralmente com nível superior (bacharel em Desenho Industrial com habilitação em desenho de produto ou programação visual ou tecnólogo em design).

É responsável pelo estudo, concepção e execução de projetos visuais; geralmente trabalha em conjunto com publicitários, jornalistas e demais profissionais de comunicação visando um enriquecimento visual na concepção do trabalho e desenvolvimento de projetos cuja habilidade lhe sejam peculiares.

Importante: As categorias profissionais de publicidade e design gráfico possuem também formação em nível técnico (médio), que em boa parte dos trabalhos substituem sem perdas os profissionais graduados.

Mercadólogo, Marqueteiro e Marketing

Mercadólogo - O profissional de Marketing

Embora este não seja exatamente um profissional de comunicação, dada a constante interação com os profissionais da área resolvemos colocá-lo nesta lista.

Profissional geralmente, com nível superior (bacharel ou tecnólogo em Marketing) 

Profissional responsável pelo estudo, concepção e execução de estratégias de marketing/mercadológica (produto, preço, praça e definições estratégicas para a promoção).

Esse profissional não exatamente faz comunicação; em geral, em função das estratégias da empresa, ele traça os rumos que as Agências de Publicidade e demais profissionais devem seguir para alcançar os objetivos mercadológicos.

Obs.: Por se tratar de uma área ampla em sua execução, o Marketing também é desenvolvido por profissionais de outras formações correlatas a do mercadólogo, como por exemplo: Administração, Economia e também Comunicação Social.

O texto deste Post é parte integrante do Livro Publicidade para Empresários do publicitário Anttonio Blanco.

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Diferença entre Publicidade e Marketing Digital

Publicidade e Marketing Digital Diferenças

Diferença entre
Publicidade e Marketing Digital

Publicidade e Marketing Digital Diferenças

Esse é mais um post da série da diferença entre Publicidade e outras ferramentas de comunicação.

Aqui podemos afirmar que assim como no Marketing tradicional, no Marketing Digital, a Publicidade, assim como outras ferramentas de comunicação, é parte integrante do processo; as técnicas publicitárias – planejamento e criação na maioria das vezes – são amplamente utilizadas nas estratégias de Marketing Digital. Ela entra na estratégia agregando valor às suas ações.


Para entender, conheça algumas ações e ferramentas básicas de divulgação do Marketing Digital onde as técnicas da Publicidade são inseridas.

Aspectos básicos da divulgação com Publicidade no Marketing Digital.

Comunicação Orgânica – Não paga:
· Site: Arquitetura da informação, direção de arte, textos e etc;
· Peças de Imbound marketing e Redes Sociais;
· E-mail marketing e outras ferramentas de automatização de informação.

Comunicação Paga:
· Anúncios no Google AdWords e Adsense;
· Peças de Retargeting e Remarketing;
· Anúncios pagos em Redes Sociais (Facebook, YouTube, Linkedin…);
· Anúncios em portais de conteúdo e etc.

Então podemos afirmar que, de certa forma, a Publicidade está “embutida” no Marketing Digital com seus conceitos e estratégias, mas não é o Marketing Digital em si.

Este Post é parte de uma série que mostra as diferenças entre as Ferramentas de Comunicação e é parte integrante do Livro Publicidade para Empresários do publicitário Anttonio Blanco.

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