kodru.com.br

Os 5 níveis de consciência do consumidor na jornada de compra.

Os 5 niveis da Consciencia do consumidor na jornada de compra – Eugene Schwartz | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Este é um artigo sobre a natureza humana e como isso deve ser aplicado a sua Copy e a sua comunicação como um todo, vamos falar dos 5 níveis de consciência do consumidor dentro da Jornada de Compra.

O que são esses 5 níveis?

Abordado pela primeira vez por Eugene Schwartz em seu livro clássico Breakthrough Advertising, os Níveis, ou estágios, de consciência do consumidor se tornou um dos principais parâmetros para a análise e a construção de qualquer estratégia de comunicação.

É uma forma de entender em que momento no processo decisório de compra o seu público está; compreender isso faz toda a diferença na hora de se construir a sua mensagem de comunicação.

Imagine só: O seu cliente sequer sabe que tem uma necessidade e a sua campanha publicitária lhe diz que seu produto é maravilhoso.

Concorda que ele não vai entender nada?

Pois é, a consciência de consumo se distribui em 5 fazes distintas onde percorre o amadurecimento da percepção da necessidade de um produto.

E é com esse estudo que você vai conseguir “encaixar” a mensagem certa no momento certo e com isso, ser muito mais assertivo na hora de vender os seus produtos.

Quais são esses 5 níveis?

Vamos a partir de agora analisar cada um deles e você começará a aprender como acertar com precisão a mensagem do seu produto.

Então como você agora já sabe, eles são muitas vezes o que vão nortear e alinhar as ofertas na construção da mensagem. É o que indica o nível de conhecimento que possíveis clientes têm sobre suas próprias dores, as soluções e o produto que é necessário.

E o que você deve aprender aqui é que esses são os 5 níveis de consciência que todos passamos antes de comprar qualquer coisa e em qualquer mercado.

São eles:

1 – O Nível de INCONSCIÊNCIA
2 – O Nível de CONSCIÊNCIA DO PROBLEMA
3 – O Nível de CONSCIÊNCIA DA SOLUÇÃO
4 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE PRODUTO
5 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE CONSUMO

Veja os exemplos: 

1 – O Nível de INCONSCIÊNCIA
É a fase de qualquer consumidor que não sabe que tem um problema. Ex.: Uma pessoa que ainda não percebeu que precisa falar inglês para o seu trabalho.

2 – O Nível de CONSCIÊNCIA DO PROBLEMA
É quando a pessoa se dá conta de que o problema existe e apenas isso. Ex.: A pessoa percebe que precisa ter um conhecimento a mais na sua carreira, mas não sabe exatamente o quê.

3 – O Nível de CONSCIÊNCIA DA SOLUÇÃO
É quando essa pessoa identifica o que vai solucionar esse problema. Ex.: A pessoa percebe que falar inglês vai lhe trazer maiores oportunidades no mercado de trabalho.

4 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE PRODUTO
É quando essa pessoa identifica o que vai solucionar esse problema e faz as comparações. Ex.: A pessoa percebe que um curso ou professor de inglês vai lhe trazer o conhecimento que ela julga importante.

5 – O Nível de CONSCIÊNCIA DE CONSUMO
É quando a pessoa já conhece os produtos já fez os comparativos e toma a sua decisão de compra. Ex.: A pessoa conhece os cursos e professores A, B e C e escolhe a metodologia mais adequada para a sua necessidade. Observe o quadro abaixo:

Para uma melhor compreensão, veja abaixo uma tabela demonstrando os Níveis de Consciência, a “temperatura” do público e a melhor Tática da Copy a ser aplicada.

Os 5 Estagios da Consciencia – Eugene Schwartz | Os 5 níveis de consciência do consumidor

E nunca esqueça: Saber onde o seu Avatar está nesse processo será fundamental para alinhar a sua comunicação/Copy e a sua oferta.

O texto deste Post é parte integrante do Treinamento Imersão Copywriting do publicitário Anttonio Blanco.

Você sabia que o mercado está sedento de profissionais que entendam esse tipo de conhecimento e domine as técnicas de Copywriting? 

Está sobrando vaga!

Que tal você entrar nesse mercado que já está com um salário médio de mais de 4 mil reais (podendo chegar a mais de 11 mil!), fora comissionamento?

Se gostou da ideia, pare de ficar quebrando a cabeça com informações desencontradas na internet, aprenda de forma prática, rápida e barata essa cobiçada habilidade e se torne um profissional dessa nova e lucrativa profissão do mercado digital!

Antes que os outros descubram antes de você!

Peça um desconto especial e já comece a lucrar em até 2 semanas!

seta2 | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Compartilhe esse conteúdo!

seta3 | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Veja também

KoDru Escola online de Marketing e Negocios qnmmvl1z56eui6djn8fgfzc7rzpaiv37243su08tu2 | Os 5 níveis de consciência do consumidor

Compartilhe

Associado a:

AVISO LEGAL: A Marca KoDru, representada pela Empresa Bmd1 Marketing Digital, não tem nenhuma relação institucional com o Facebook, Instagram, WhatsApp ou qualquer outra empresa.

Ao abordar questões referentes à questões financeiras em qualquer um dos nossos produtos e/ou campanhas publicitárias, temos por intuito melhorar os negócios e vida dos nossos alunos, entretanto, nossos treinamentos não podem garantir o ganho de dinheiro ou garantia de resultados. Nada em nosso site é uma promessa de ganhos futuros.

Como em qualquer negócio autônomo o retorno do investimento dependerá única e exclusivamente do empenho dos nossos alunos.

© Todos os direitos reservados KoDru 2021

Copyright © 2024 Todos os direitos reservados | KoDru Escola on-line de Marketing e Negócios

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Suporte